Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. Em vez de simplesmente falar sobre situações passadas, os clientes são encorajados a experimentar demandas atuais por meio de reencenação.
Através do processo gestáltico, os clientes aprendem a tornar-se mais conscientes de como seus próprios padrões de pensamento. Passam, então, a conhecer comportamentos negativos que possam bloquear a verdadeira autoconsciência e tornando-os infelizes.
De origem alemã, a palavra gestalt, por definição, refere-se à forma de algo. Ela sugere que o todo é maior que a soma de suas partes. Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.
Dentro da terapia Gestalt, o cliente tem espaço para explorar com segurança suas experiências sem medo de julgamento. De fato, os clientes são encorajados a não simplesmente falar sobre suas emoções ou experiências, mas trazê-los para a sala. Dessa forma, elas podem ser processadas em tempo real com o terapeuta. Ou seja, a gestalt terapia é uma abordagem que se concentra mais na experiência “aqui e agora” do cliente.
Gestalt, uma abordagem diferente
A Gestalt foi introduzida na década de 1940 para ser uma alternativa à psicanálise mais tradicional.
A terapia Gestalt foi desenvolvida por Fritz Perls, com a ajuda de sua esposa na época, Laura Perls. Tanto Fritz quanto Laura foram treinados em psicanálise e psicologia da Gestalt. Junto com Paul Goodman, eles trabalharam para desenvolver um estilo de terapia humanista por natureza. Em outras palavras, a abordagem focalizou a pessoa e a singularidade de sua experiência.
Algumas abordagens terapêuticas tendem a se concentrar no terapeuta como especialista em sofrimento e sintomas. O cliente tem mais de um papel de aprendizagem, uma vez que o psicólogo compartilha seu conhecimento sobre o que eles estão experimentando e como curar.
O objetivo da terapia gestáltica é que o cliente colabore com o terapeuta para aumentar a sua conscientização pessoal. O indivíduo é convidado a desafiar ativamente os seus bloqueios.
Ideias chave da Gestalt
Há uma série de idéias-chave, princípio que entram em jogo com a terapia Gestalt.
A experiência influencia a percepção
Nesta abordagem de terapia centrada no cliente, o terapeuta Gestalt entende que ninguém pode ser totalmente objetivo. Entende-se que somos influenciados pelo nosso ambiente e nossas experiências. O psicólogo tem espaço para seus clientes compartilharem sua verdade. Não ha imposição de julgamento e aceita-se a verdade das experiências de seus clientes.
Como os psicólogos também são humanos, é importante que os terapeutas da Gestalt considerem a influência de suas próprias experiências no que está acontecendo na sessão.
Contexto importa para a Gestalt
Quando em sessão, os terapeutas Gestalt querem aprender sobre a experiência de seus clientes. Entende-se que o contexto é importante. Os psicólogos usam técnicas para ajudar o cliente a tornar-se mais consciente de suas experiências, percepções e respostas aos eventos no aqui e agora.
Em vez de visar especificamente o passado e pedir aos clientes que proponham propositadamente velhas experiências, os terapeutas Gestalt operam a partir de um entendimento que, à medida que os clientes se tornam cada vez mais conscientes, superarão as barreiras existentes. Não há trabalho ou técnica forçada, apenas manter espaço para a conscientização do cliente é fundamental nessa abordagem.
O presente
Uma característica principal da Gestalt é o foco no presente. Na sessão, o relacionamento com o cliente e o terapeuta é fundamental para construir confiança e segurança. À medida que o cliente compartilha um relato, o psicólogo ajudará a trazer o cliente de volta ao presente se houver uma sensação de que ele está passando muito tempo no passado ou se a ansiedade estiver acelerando-o para o futuro.
Um exemplo de técnica para manter um cliente no presente pode incluir algo como perguntar sobre a expressão facial. Ou ainda, solicitar a observação da linguagem corporal enquanto o indivíduo processa um evento ou uma experiência específica.
Permanecer no presente pode soar enganosamente simples. Quão difícil pode ser ficar presente, certo? Você já se viu preocupada com o trabalho enquanto faz uma lista de compras? Relembrando sobre um evento passado enquanto está sentado com sua família na mesa de jantar? Se a resposta foi sim, você pode entender a rapidez com que nos afastamos do presente em uma sessão de terapia.
Trabalhamos muito duro para sobreviver a experiências dolorosas. Parte dessa técnica de sobrevivência é tentar acabar com nossa mágoa emocional ou lembrança dolorosa do evento.
Em Gestalt terapia é oferecido um espaço onde não temos que ficar em sofrimento o tempo todo. Isso não sugere que as coisas vão acontecer rapidamente, mas elas não precisam ser tão dolorosas. Um terapeuta da Gestalt entende que coisas como memórias ou eventos dolorosos chegarão à consciência quando o cliente estiver pronto para a cura nessa área.
Autoconhecimento
Durante a sessão de terapia o sujeito pode ser submetido a alguns exercícios experienciais. Você pode ter se perguntado: que tipo de exercício? Estamos falando de atividades terapêuticas realizadas durante o processo de terapia. Elas podem ajudar a aumentar a conscientização e ajudar no processamento da demanda. O coração da terapia Gestalt é a consciência. Como diria Frederick Salomon Perls, “a consciência em si é a cura”.
Em vez de ficar quieto e falar, você pode ser solicitado a participar ativamente de atividades como dramatização, imagens guiadas ou uso de acessórios para ajudar na comunicação e compreensão. Engajar-se em exercícios lúdicos pode ser uma maneira maravilhosa de se abrir e compartilhar, especialmente quando é difícil encontrar palavras ou quando você tende a processar pensamentos de uma forma mais visual. Os terapeutas gestaltistas entendem que esses exercícios ajudam a aumentar a conscientização.
Se você quer começar um processo terapêutico, entre contato.
Toda a informação você encontra no link da bio do meu intagram @daianeves_souza